Comunicar: o que significa no mundo das marcas

Comunicar é estabelecer uma relação com o nosso cliente.

Comunicar é um processo natural para o ser humano. É através deste processo que partilhamos quem somos, como vemos o mundo e criamos relações.

A nossa capacidade de comunicar surge no berço e evolui fruto da educação que recebemos. É através dela, que desenvolvemos maior ou menor capacidade de nos relacionarmos com os outros e de expressarmos os nossos pensamentos e emoções.

No mundo das marcas, não é muito diferente. Comunicar é estabelecer uma relação com o nosso cliente o que, nos dias que correm, é sem duvida o mais importante para o futuro das marcas. 

Mas a comunicação no mundo das marcas não é "só", uma das ferramentas do marketing mix, como muitas vezes é referido. Todos os elementos de uma marca e todas as fases do marketing mix, comunicam a nossa marca. 

O que quero dizer com isto?

A partir do momento em que criamos uma marca, todos os elementos que a identificam, o seu nome, o seu logotipo, assinatura, o rotulo, a embalagem, etc, comunicam quem a marca é.  

Também o tipo ou atributos do produto ou serviço, comunicam para que funções o produto ou serviço se destinam. O preço, por seu lado, comunica onde, perante a concorrência, nos posicionamos.

A forma como e onde a nossa marca é distribuída, comunica a que segmentos a marca se dirige e até como pretende ser percebida.

As pessoas que trabalham a marca são também um elemento fundamental na sua comunicação, uma vez que transmitem muito do que são os seus valores.

E por fim, a comunicação propriamente dita, a chamada comunicação em meios tradicionais (imprensa, tv, relações publicas) e a comunicação digital (site, linkedin, facebook, instagram, etc), que permite  à marca consolidar o seu posicionamento e ganhar ou aumentar a sua notoriedade.

Assim, é importante que todos os touch points sejam coerentes entre si e comuniquem a mesma mensagem, a história que queremos contar sobre a nossa marca. 

E quanto mais a nossa história envolver emocionalmente os nossos clientes, e lhes deixar "marcas", proporcionado-lhe experiências inesquecíveis, mais eficaz e longa será a nossa relação com ele - objectivo último de qualquer marca.